Sir Alex Ferguson: cronologia de um ícone
© Getty Images
Sir Alex Ferguson anunciou nesta quarta-feira que pretende se aposentar ao final da atual temporada. Aos 71 anos, o escocês irá abandonar o futebol consagrado como um dos maiores, se não o maior treinador de todos os tempos. A seguir, o FIFA.com refaz a cronologia dos principais momentos que marcaram as quase quatro décadas da sua extraordinária carreira.
1º de junho de 1974: Aos 32 anos, Ferguson é nomeado técnico do East Stirlingshire, time da segunda divisão da Escócia. Com um contrato de meio expediente e salário de apenas 40 libras por semana, ele assume uma equipe que nem sequer tem goleiro.
7 de outubro de 1975: Depois de chamar atenção como disciplinador rigoroso na sua primeira temporada à frente do East Stirlingshire, Ferguson recebe uma proposta do St. Mirren, também da Escócia, e acerta a transferência após consultar o seu mentor, Jock Stein.
19 de abril de 1977: O ex-atacante do Rangers conquista o primeiro dos seus 39 troféus como treinador, conduzindo o St. Mirren ao título da segunda divisão do Campeonato Escocês.
31 de maio de 1978: O St. Mirren se torna o primeiro e único clube a demitir Ferguson, após descobrir um acordo do técnico com o Aberdeen. Posteriormente, o escocês reclamou demissão sem justa causa em um tribunal trabalhista, mas perdeu o processo, com o presidente do clube, Willie Todd, alegando que ele "não tem capacidade para ser treinador".
3 de maio de 1980: Ferguson inaugura a sua coleção de 16 títulos de primeira divisão ao levar o Aberdeen ao segundo Campeonato Escocês da sua história, o primeiro em três décadas em meia. Antes de deixar o clube, o técnico ganhará a competição mais duas vezes, fechando o seu tricampeonato particular em 1984/85, a última temporada em que a liga do país não foi vencida por Celtic ou Rangers.
11 de maio de 1983: Ferguson conduz o Aberdeen a uma surpreendente vitória sobre o Real Madrid em Gotemburgo e fatura a Recopa Europeia.
6 de novembro de 1986: Depois de recusar ofertas de Arsenal, Rangers e Tottenham, Ferguson deixa o Aberdeen para se tornar técnico do Manchester United. Os Diabos Vermelhos ocupam a penúltima colocação no Campeonato Inglês.
8 de novembro de 1986: O primeiro jogo como técnico do United termina com derrota de 2 a 0 diante do Oxford.
7 de janeiro de 1990: Mark Robins marca contra o Nottingham Forest o gol que classifica o Manchester United para a quarta fase da Copa da Inglaterra e supostamente salva o emprego do seu treinador. Os Diabos Vermelhos, que não venciam desde meados de novembro do ano anterior, seguem firmes na competição até a conquista do título, o primeiro da era Ferguson, com um triunfo sobre o Crystal Palace em jogo extra.
15 de maio de 1991: Com dois gols de Mark Hughes, o United bate o Barcelona por 2 a 1 na final da Recopa Europeia em Roterdã e ergue o seu primeiro caneco continental desde 1968.
26 de novembro de 1992: Após ter contratado o goleiro Peter Schmeichel por 530 mil libras em meados do ano, Ferguson faz outro grande negócio ao pagar 1,2 milhão de libras ao Leeds por Eric Cantona. "Se alguma vez, em algum lugar do mundo, um jogador foi feito para jogar no Manchester United, esse jogador foi Eric Cantona", diria depois.
2 de maio de 1993: Embalado pela chegada de Cantona, o United sai da décima posição para conquistar o seu primeiro Campeonato Inglês em 26 anos, terminando dez pontos à frente do Aston Villa.
5 de maio de 1996: Depois de ser criticado por vender o badalado trio Mark Hughes, Paul Ince e Anrei Kanchelskis para contratar jovens como David Beckham, Paul Scholes e os irmãos Neville, Ferguson leva o Manchester ao terceiro título da Premier League em quatro temporadas.
26 de maio de 1999: Com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, os Diabos Vermelhos viram o jogo contra o Bayern de Munique e vencem uma memorável e eletrizante final da UEFA Champions League em Barcelona. O triunfo, que inspira a famosa frase de Ferguson "futebol... que coisa!", garante uma inédita tríplice coroa ao clube, que já tinha vencido a Copa da Inglaterra e o Campeonato Inglês.
12 de junho de 1999: O técnico do Manchester United se torna Sir Alex Ferguson após ser nomeado cavaleiro pela Rainha da Inglaterra no Palácio de Buckingham. "Se os meus pais estivessem vivos para ver isso, ficariam muito orgulhosos", disse.
4 de fevereiro de 2002: Depois de anunciar a intenção de se aposentar ao final da temporada 2001/02, e quando tudo indicava que Sven-Goran Eriksson assumiria o seu lugar, Ferguson recua e declara que ficará no cargo por pelo menos mais três anos.
21 de maio de 2008: Ferguson conquista a sua segunda Liga dos Campeões e, mais uma vez, após uma final emocionante. A escorregada decisiva de John Terry na disputa de pênaltis contra o Chelsea pavimentou o caminho para o United erguer a taça em Moscou.
14 de maio de 2011: Muito tempo depois de cumprir a ambição de "tirar o Liverpool do seu pedestal", o escocês ofusca o recorde de 18 títulos ingleses dos Reds. Com uma vitória de 1 a 0 sobre o Blackburn, o Manchester United chega a 19 troféus na Premier League, 12 deles sob o comando de Ferguson.
23 de abril de 2013: Contratado a peso de ouro no início da temporada, Robin van Persie marca todos os gols da vitória do United sobre o Aston Villa por 3 a 0 e garante a 13º taça do Campeonato Inglês e o 28º título importante do clube na era Ferguson.
8 de maio de 2013: Ferguson surpreende o mundo do futebol ao anunciar a sua aposentadoria e faz um agradecimento aos torcedores. "Foi uma honra e um enorme privilégio ter a oportunidade de comandar o clube de vocês. A experiência como técnico do Manchester United significou muito para mim."